Poke: comida havaiana que me conquistou
A origem do nome Poke, no dialeto havaiano, significa cortar. O que simboliza bastante o prato, pois basta cortar os ingredientes, marinar, montar e servir. No Havaí, o peixe utilizado é o atum ahi, pois é bastante comum naquela região, mas no Brasil as versões do prato utilizam, também, o salmão, por exemplo (por sinal o meu preferido).
Essa onda havaiana, que partiu de Honolulu e desaguou na Califórnia, há cerca de quatro anos, atraiu as atenções no verão brasileiro, em 2016. Parente do sashimi e do ceviche, o poke nasceu no pós-praia havaiano como um prato rápido, leve, porém capaz de aplacar a fome dos surfistas. E avançou fora das praias: mesmo nos Estados Unidos, o poke começou a ganhar destaque nesta época. Começou a fazer fama, inicialmente, na Costa Oeste e já logo, desembarcou em Nova York.
A receita é servida em uma tigela, uma vasilha individual. No Havaí ele não é servido com garfo e faca, mas sim com hashi. Aqui no Brasil, também se oferecem o hashi. Mas nada impede de se solicitar garfo e faca.
O poke, típico do Havaí, mistura cubos de peixe fresco com arroz estilo gohan, molho de soja, castanhas e até frutas.
No Brasil, a onda chegou com força em São Paulo. Mas hoje, em Belo Horizonte já existem vários lugares que fazem. E também, casas especializadas em Poke.
O prato pode ser acompanhado de algas marinhas picadas, fatias de cebola, pepino e cebolinha. Com ou sem arroz, é permitido adicionar também fatias finas de abacate e ovas de peixe. Tiras de massa chinesa wonton também podem fazer parte da escolha l, dando crocância ao prato.
Gosto muito de peixe cru. Comida japonesa é das minhas preferidas. Com dieta então... é minha comida preferida.
No entanto, resolvi há um tempo experimentar o poke. Estava meio reticente... mas me surpreendi positivamente. Hoje sou praticamente uma viciada em poke. Se pudesse comeria todo dia.
Aqui em BH já comi do supermercado supernosso gourmet, da boníssima do Luxemburgo, da boníssima da av raja gabaglia e da padaria vianney. Minha colega já comeu da pokeria na Rua Leopoldina e me indicou demais. Disse que vou adorar.
Meus ingredientes preferidos na montagem do Poke são: o salmão, chips de batata doce, abacate, creamcheese, castanha de caju, cebola roxa, gergelim e cebolinha. A base sempre de mix de folhas. Mas, em dia de tentação vai o arroz japonês que adoro.
Não contei aqui, ainda, mas engordei o ano passado pouco mais de 8 kg. Resolvi emagrecer e de cara cortei arroz e feijão.
Mas essa história conto depois. Por hora, para quem faz o não dieta indico demais o poke! Refrescante e bem gostoso.
Seguem alguns endereços onde a comida pode ser achada em BH :
Guaja - Endereço: Av. Afonso Pena, 2881 - Funcionários
Tmak Contorno: Av. do Contorno, 6283 - Savassi - Contato: (31) 3286-8273
Tmak Seis Pistas: Rua Alameda da Serra, 891 - Vila da Serra - Contato: (31) 3262-2280
Aloha Poke Br Endereço: Av. Guarapari, 319 - loja 10 - Santa Amélia
My Poke: Rua Leopoldina, 161 - Santo Antônio
Samba Fresh – Poke & Juice Bar: Unidade Lourdes: Av. Bias Fortes, 368 – Lourdes
Unidade Savassi: Rua Fernandes Tourinho, 97 – Savassi
Mercado da Boca: Jardim Canadá
MeetMe: Endereço: Rua Curitiba, 2578 - Lourdes
Fonte da pesquisa dos locais de poke: http://www.soubh.com.br/ materias/comer-e-beber/onde- comer-poke-bh/
Você pode também fazer em casa! Seguem algumas receitas. Elas podem ser encontradas nohttps://content.paodeacucar. com/prazer-de-comer-e-beber/3- receitas-de-poke
Poke tradicional
Ingredientes
100g de atum fresco em cubos;
70g de arroz japonês;
½ pepino;
10mL de vinagre de arroz;
½ abacate avocado;
¼ de cebola fatiada;
10g de amendoim;
5g de cebolinha;
5g de gergelim;
10mL de shoyu;
10mL de óleo de gergelim;
Sal e açúcar para temperar.
Modo de preparo
Cozinhe o arroz em fogo brando adicionando 70mL de água em uma panela. Fatie o pepino, o abacate e o atum. Misture o atum ao shoyu, gergelim, cebola e cebolinha e, em um outro recipiente, misture o vinagre com o sal com o açúcar e coloque sobre o pepino.
Separe a tigela e coloque o arroz cozido no fundo e as lâminas de pepino e avocado sobre ela. Coloque em seguida o amendoim e o atum para finalizar. Sirva imediatamente.
Poke refrescante
Ingredientes
100g de salmão fresco em cubos;
70g de arroz japonês;
½ pepino;
½ cenoura;
½ manga;
10mL de vinagre de arroz;
10g de amendoim;
5g de cebolinha;
5g de gergelin;
10mL de shoyu;
10mL de óleo de gergelim;
Sal e açúcar para temperar.
Modo de preparo
Prepare o arroz em 70mL de água. Fatie o pepino, a manga, a cenoura e o salmão. Adicione o pepino à mistura de vinagre, sal e açúcar e o salmão ao shoyu com óleo de gergelim, a cebola e a cebolinha.
Para montar a tigela, coloque o arroz no fundo, posicione logo acima a cenoura, o pepino e a manga e em seguida o salmão temperado para finalizar.
Poke multicores
Ingredientes
100g de salmão fresco picado;
½ cenoura;
¼ de repolho roxo;
1 folha de Nori (alga japonesa) em tiras;
½ xícara de chá de edamame cozido;
Cebolinha verde a gosto;
2 colheres de sopa de shoyu;
½ colher de sopa de óleo de gergelim;
1 pitada de wasabi;
½ colher de sopa de gengibre ralado;
5g de cebolinha;
5g de gergelim;
Suco de ½ limão.
Modo de preparo
Prepare o molho, adicionando as colheres de shoyu, óleo de gergelim, wasabi, gengibre e limão, misturando bem até conseguir um conteúdo homogêneo. Pique o peixe, a cenoura, cozinhe o edamame e fatie o repolho e o Nori em tiras. Coloque os ingredientes bem distribuídos na tigela, regando bem com o molho, deixando as tiras de alga por último, para colocar também com a cebolinha e o gergelim. Sirva imediatamente após o preparo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário