domingo, 30 de abril de 2017

FEIRA DA AFONSO PENA! UM PROGRAMA BACANA PARA OS DOMINGOS EM BH

FERIA DA AFONSO PENA




Em 1969, o movimento hippie dominava a orientação mundial. Nada mais natural que atingir o Brasil, e lançar tendências, em Belo Horizonte, a proposta hippie gerou um espaço de artesanato em que os artesãos, na época denominados hippies, expunham seus trabalhos.

Tudo isso acontecia na Praça da Liberdade. Bem no final da década de 60, início da de 70, era o embrião do que se tornaria uma das maiores feiras de artesanatos da América Latina.

Lembro que a minha maior diversão na década de 80 era ir à feira hippie na Praça da Liberdade, ver meus artistas preferidos. Adorava o setor de pinturas, onde Chico Ferreira e Sanzio, expunham suas peças, dentre tantos outros, hoje, renomados pintores.

Sanzio, já não mais entre nós, mas Chico Ferreira, até, hoje, nos presenteia, em galerias, com suas criatividade e obras.

Com o passar dos anos, a feira foi tomando maior dimensão e a era Hippie ficou na história.

Em 1991, a Praça da Liberdade já não conseguia abarcar mais o número de barracas e o enorme movimento de pessoas, que vinham de todos os Estados Brasileiros em busca de turismo e produtos para revender em seus estados.

A Prefeitura de Belo Horizonte, então, para preservar a Praça da Liberdade, ponto histórico da Capital Mineira, transferiu a feira para a Avenida Afonso Pena, onde a mesma tomou uma proporção muito maior, e se tornou ponto turístico de BH, além de ser meio de sustento de várias famílias.

Eu, chamo, até hoje a feira da Afonso Pena de Feira Hippie.

Quando ela se transferiu para Referida Avenida, meu Colégio, Santa Marcelina, organizou uma excursão e lá fomos nós, alunos da escola, acompanhados das freiras, para passear na “nova” Feira Hippie”

Obviamente a feira cresceu e ampliou, não só o espectro de seus expositores e atividades, como de produtos também.

Milhões de pessoas, inclusive, estrangeiros visitam a feira a procura de lembranças para presentear amigos e parentes.

A Feira é dividida em setores, que se organizam por alimentos, artesanato, roupas, sapatos, móveis, cortinas, toalhas, enfeites de decoração, dentre outros, mas, com o pré requisito de ser produzido de forma artesanal. 

Ocorre semanalmente, aos Domingos, e se trata de uma boa dica de lazer para esse dia!


Agora, segue a sessão de fotos "Yoko Ono" como costumo dizer (porque tiro muuuuuitas fotos)


COMEÇANDO A CAMINHADA




NÃO RESISTO ÀS AQUARELAS


PAUSA PARA UMA DELICIOSA TORTA DE FRANGO


PAUSA PARA APRECIAR AS CONSTRUÇÕES HISTÓRICAS




PAUSA PARA APRECIAR AS CONSTRUÇÕES HISTÓRICAS

PAUSA PARA APRECIAR AS CONSTRUÇÕES HISTÓRICAS



OTHON PALACE HOTE, AO FUNDO!


COMPRO EMBALAGENS NESSA BARRACA HÁ MUUUUITOS ANOS












TORTA DA CIDA (A PREFERIDA DA MINHA IRMÃ DO MEIO)







PAUSA PARA APRECIAR AS CONSTRUÇÕES HISTÓRICAS






sábado, 29 de abril de 2017

LOOK DE UM DIA DE ABRIL


ESSE LOOK É COMPOSTO DE CALÇA DA SKAZI (QUE JÁ COLOQUEI AQUI)

BLUSA LUCI IN THE SKY

SAPATO DE TODO DIA RENNER (TENHO QUE VARIAR)

E CABELO BY RICARDO HELENO


sexta-feira, 28 de abril de 2017

CAFÉ, AMIGAS E TERAPIA: COMBINAÇÃO PERFEITA PARA OS TEMPOS DE HOJE







O consumo moderado de café, segundo pesquisas, pode reduzir o risco de  cirrose hepática, câncer de fígado e até mesmo insuficiência hepática. Ele também reduz o risco de cirrose alcoólica. 

Mas o mais importante, é o benefício da boa prosa, com quem você desfruta o café.

Pessoas que tomam café são mais felizes rsrs, e podem praticar terapia com companhia.



FOTO DA WEB


Os benefícios para a alma, nesses casos, é gigante, e não existe restrição de idade para fazê-lo!!! Moças, senhoras ou idosas! Todas podem tomar um café e prosear sem limitações.


FOTO DA WEB

FOTO DA WEB

FOTO DA WEB


Assim, sempre que puderem fazer um pit stop, degustem um café, ainda que, sem companhia. 

Aproveite o bom momento para parar um pouco com a correria da vida e  dedicar um tempo para si mesma.



quinta-feira, 27 de abril de 2017

DA SESSÃO AMO FLORES: DEPRESSÃO



A depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira (23) referentes a 2015. Em 10 anos, de 2005 a 2015, esse número cresceu 18,4%. A prevalência do transtorno na população mundial é de 4,4%.

Já no Brasil, 5,8% da população sofre com esse problema, que afeta um total de 11,5 milhões de brasileiros. Segundo os dados da OMS, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando atrás somente dos Estados Unidos, que têm 5,9% de depressivos.

Ainda segundo a OMS, o número de pessoas com transtornos de ansiedade era de 264 milhões em 2015, com um aumento de 14,9% em relação a 2005. A prevalência na população é de 3,6%. É importante observar que muitas pessoas têm tanto depressão quanto transtornos de ansiedade.

O Brasil é recordista mundial em prevalência de transtornos de ansiedade: 9,3% da população sofre com o problema. Ao todo, são 18,6 milhões de pessoas.

Em 2015, 788 mil pessoas morreram por suicídio. Isso representou quase 1,5% de todas as mortes no mundo, figurando entre as 20 maiores causas de morte em 2015. Entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a segunda maior causa de morte em 2015.

Retirei esses dados da web no site da GLOBO, do programa BEM ESTAR.

São dados assustadores, e, ainda, há que diga que é frescura.

Posso dizer por experiência própria que não é.

Recentemente, duas pessoas conhecidas suicidaram...

Comecei o Blog, inclusive como forma de terapia e para analisar e relatar sempre o lado positivo das coisas... vendo e lendo o Blog, vejo que mesmo ansiosa ou triste, muita coisa boa acontece em minha vida. 

Que, apesar de ter tido uma depressão muito forte no início da minha adolescência, e que perdurou durante o início de minha juventude, muitas coisas do cotidiano podem ser, hoje, retiradas e analisadas como ponto positivo, ainda, que sejam simples.

Uma delas são os arranjos de flores dos shoppings de Belo Horizonte.

Mesmo com a correria com que os frequento, percebi que neles sempre existem arranjos ornamentais magníficos com flores!

Daí a origem da minha sessão AMO FLORES

ARRANJO DO SHOPPING PÁTIO SAVASSI

quarta-feira, 26 de abril de 2017

LOOK... RELAX


PARECE MENTIRA, MAS NESSA FOTO ESTOU DE SAPATILHA (QUASE NUNCA USO) DA MISTER CAT

CAMISA CALVIN KLEIN (DO TEMPO DO ONÇA COMPRADA EM OUTLET DE LAS VEGAS

CALÇA DA TULE

E A MINHA PEÇA PREFERIDA QUE DEU UMA ELEGÂNCIA AO LOOK: BOLSA BALENCIAGA




CINEMA: NA CRISTA DA ONDA: O PODEROSO CHEFINHO: BOSS BABY






Trata-se de animação infantil.

O assunto:  a chegada do bebê e a visão que o filho mais velho tem, bem como a adaptação das relações entre eles. Permeia a história, ainda, a questão do lugar que os animais domésticos ocupam na vida atual, especialmente os cachorros.

Contudo, como todos que acompanham as atuais animações infantis, TODAS, absolutamente, TODAS, possuem entretenimento para adultos.

Com o Poderoso Chefinho, não é diferente. Além, de que, sempre, existe a pegada da mensagem politicamente correta que vem nestes filmes.

Assisti, com meus filhos, duas amigas, e suas respectivas filhas, e uma das mães chorou.

Não sei se dá para considerar como índice de "estatística chorosa" o choro desta mãe, para avaliar o filme, porque, como ela mesma diz: "Choro em todos os filmes".

Bem... todos os que assisti com ela, até hoje, não foram poupados de suas lágrimas: "Divertidamente", "O Bom Amigo Gigante", "Mogli, O Menino Lobo"...

Confesso que em "Divertidamente" chorei também, fiquei angustiada com a parte do elefante que se entrega em sacrifício para salvar as memórias da menina, em torno da qual gira a história, que entram em colapso. Então... considero Divertidamente filme com grande índice estatística chorosa.

"O Bom Amigo Gigante" achei muuuito surreal, completamente surreal (Dizer que algum acontecimento é surreal significa que foge à realidade, que é bizarro ou absurdo. Alguns estudiosos acreditam que a palavra surreal (ou surrealismo) foi criada pelo poeta francês Guillaume Apollinaire, na junção de "sur" e "réalisme", que remete para alguma coisa que está além do realismo ou realidade - retirado da web).
 












PS: imagens da web

terça-feira, 25 de abril de 2017

EISBEIN MIT SAUERKRAUT



Eisbein mit Sauerkraut significa “joelho de porco com chucrute”, no Brasil, e é um prato típico e importante na culinária alemã.

É resultado da tradição Alemã de se aproveitar cortes pouco nobres do porco e, assim, pouco adquiridos e consumidos pelas pessoas.

Se fossemos traduzir, literalmente, o nome seria “perna gelada”, porque depois de ser assado ou defumado, o corte era colocado no porão das casas com o intuito de se congelar.

Também, pode ser chamado de Schein Haxe, quando resulta de defumação, mas normalmente, é conhecido por Eisbein ainda que, defumado.

Apesar de simples, demanda tempo.

A panela deve ser grande o suficiente para prepará-lo.

O Sauerkraut (chucrute) e as batatas assadas costumam ser seus acompanhamentos, mais tradicionais.

O chucrute  trata-se de uma conserva de repolho. A receita original utiliza apenas repolho, água e sal, as mais elaboradas utilizam, dentre outros ingredientes o kummel (alcarávia).
Uma curiosidade:  o repolho cru fatiado e fermentado em vinagre de arroz era servido aos operários que trabalharam na construção da grande Muralha da China. Essa técnica chegou à Europa ocidental através dos mongóis.
Em Belo Horizonte, bons lugares para consumir a iguaria, segundo a Revista Veja BH são:  QUINTAL PAMPULHA; KRUG BIER; QUINTAL DO PRADO; STADT JEVER; BISTRÔ DESLANDES, HOFBRÄUHAUS.
Já fui no STADT JEVER, e, realmente, o de lá é muito bom, e o da HOFBRÄUHAUS também.
JOELHO DE PORCO DO STADT JEVER

Recentemente, as famosas TV de cachorro, outrora, repletas de frango assado, dão lugar para o joelho de porco aos domingos, em Belo Horizonte.


segunda-feira, 24 de abril de 2017

THE OLD-FASHIONED WAY: ANIVERSÁRIO À MODA ANTIGA

Relembrando o passado com a festa tradicional do Seu Geraldo!

Antes nossos aniversários eram feitos, não em Buffet, mas em casa e, no meu caso, mamãe fazia TODOS os docinhos.

 Os salgados ficavam por conta da salgadeira Dona Maria José.

A decoração, era feita também pela mamãe, que desenhava tudo. Fazíamos na garagem do nosso prédio, porque não tínhamos salão. Mamãe combinava com os vizinhos de retirarem os carros e voilá: salão de festa providenciado.

Talvez por isso, aqui em casa, tenhamos o hábito de fazer as coisas para as festas das crianças.

Bom, no Feriado de TIRADENTES, aniversário do tio do meu marido, ele, já com mais de 80 anos, segue essa linha de fazer tudo para comemorar seu aniversário, até hoje.

 No caso dele, ele não só faz todos os docinhos como faz os salgados também!

Na semana que antecede seu aniversário ele faz tudo.

No dia, para conseguir receber melhor, chama um fritadeira, que frita tudo na hora.

Este ano, teve pernil temperado (divino) para rechear os pães de queijo.

O cardápio de doces tinha: canudinho de doce de leite, cajuzinho (uma raridade hoje) pé de moleque de doce de leite com amendoim moído, brigadeiro, e doce de queijadinha.

Tudo estava uma delícia!!!!

MESA DE DOCES


O QUIBE E O FAMOSO PETISCO DA DÉCADA DE 80: CAPETINHA 



PIZZA DE FORNO


PERNIL


KIBE, COXINHA E BOLINHO DE BACALHAU



CASA E OS PASSARINHOS. ESSA CABEÇA TRÊMULA É DO MEU FILHOTINHO RSRS


A TRADICIONAL MARMITA DE FINAL DE FESTA


CACHORRINHO


JABUTICABEIRA COM MAIS DE 40 ANOS



LOOK COM TUFI DUEK E CARINA DUEK